quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Primeiro emprego – como elaborar um bom currículo quando não há experiência para relatar

Carreira




Primeiro emprego – como elaborar um bom currículo quando não há experiência para relatar





Uma preocupação dos jovens que buscam o primeiro emprego é como elaborar um bom currículo sem ter experiência anterior para ressaltar. Nessas situações, o importante é descobrir um enfoque para despertar o interesse do recrutador.



“O currículo é um cartão de visita, é o primeiro contato com a empresa. Por esse motivo deve ser claro e objetivo, oferecendo as informações necessárias para que o recrutador se interesse pelo candidato”, disse Giuliano Bortoluci, diretor de Comunicação da Estagiários.com.



Para elaborar um documento que seja produtivo, mesmo sem relatar experiências anteriores, Bortoluci dá a dica. “Destacar o cargo pretendido e colocar a participação em cursos, seminários e palestras dentro da área de interesse demonstra que o candidato busca melhorar para se destacar no mercado de trabalho”, afirmou. Para ser bem-sucedido, é fundamental, também, ter domínio da língua portuguesa. Atualmente, erros de português são problemas frequentes.



Hoje em dia, não adianta rechear o currículo com informações extras somente para fazer volume. O candidato mostrará o seu diferencial durante a entrevista de emprego. “É na entrevista que o selecionador avaliará se o pretendente tem vontade de aprender e se sabe lidar em comunidade”, comentou Bortoluci.



Trabalhos voluntários são interessantes e podem entrar no currículo como informações extras. Além disso, alguns consultores sugerem a criação de um tópico “pretensões de aperfeiçoamento”, onde podem ser listadas futuras graduações e cursos.



Para quem busca o primeiro emprego na área de Contabilidade, não é diferente. Segundo o gerente do escritório Contabilidade Vargas, esse é o caminho. “Destacar os cursos que faz para pegar a noção do trabalho é fundamental. Além disso, para trabalhar na área, o candidato precisa ser polivalente, enxergando de forma complexa as situações vivenciadas no escritório, que é uma boa escola”, disse.

Nenhum comentário: